COORDENAÇÃO DAS AEPETI REALIZA ESCUTA COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO


Com base nos dados coletados da primeira fase da pesquisa sobre o Trabalho Infantil, que ouviu 907 alunos do 3º ao 9º ano da rede municipal da zona urbana de Tarauacá, a equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI entrevistou 35 alunos, que no questionário desta pesquisa relataram estar realizando alguma atividade que poderiam estar relacionadas com o trabalho infantil. Destes, serão encaminhados três casos ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Neste questionário muitas crianças e adolescentes relataram que realizam algumas atividades em casa, onde a grande maioria diz fazer alguma atividade doméstica, como limpar a casa e lavar as louças, no contraturno escolar.
Ajudar a lavar as louças em casa, arrumar a própria cama, aprender a cuidar da plantação, dos animais de menor porte ou de estimação, e outras atividades que fazem parte de uma rotina caseira não são considerados trabalho infantil. Pelo contrário, são atividades de socialização, fortalecimento de vínculo familiar e transmissão de conhecimento. É saudável que crianças e adolescentes colaborem com suas famílias na divisão de tarefas domésticas, fortalecendo o sentimento de solidariedade e responsabilidade com os outros e com o ambiente em que vivem.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho – OIT, crianças e adolescentes podem trabalhar desde que sejam tarefas apropriadas à sua idade; não apresentem riscos; sejam supervisionadas; não interfiram no tempo da escola, do descanso, do lazer e da brincadeira. Pois, nesta fase o indivíduo encontra-se em desenvolvimento.
No momento em que os pais transferem a responsabilidade para os filhos de cuidar das atividades do lar, como se fosse uma obrigação de fazer, essa atividade passa a ser prejudicial. O trabalho doméstico é considerado uma das piores formas de Trabalho Infantil, sendo que só é permitido a partir dos 18 anos de idade.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECADASTRAMENTO E FISCALIZAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMILIA

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DE APOIO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAS

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL ATRAVÉS DO SCFV REALIZA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO COM GRUPO DE IDOSOS DO PAIF