COORDENAÇÃO DAS AEPETI REALIZA ESCUTA COM ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO


Com base nos dados coletados da primeira fase da pesquisa sobre o Trabalho Infantil, que ouviu 907 alunos do 3º ao 9º ano da rede municipal da zona urbana de Tarauacá, a equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI entrevistou 35 alunos, que no questionário desta pesquisa relataram estar realizando alguma atividade que poderiam estar relacionadas com o trabalho infantil. Destes, serão encaminhados três casos ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Neste questionário muitas crianças e adolescentes relataram que realizam algumas atividades em casa, onde a grande maioria diz fazer alguma atividade doméstica, como limpar a casa e lavar as louças, no contraturno escolar.
Ajudar a lavar as louças em casa, arrumar a própria cama, aprender a cuidar da plantação, dos animais de menor porte ou de estimação, e outras atividades que fazem parte de uma rotina caseira não são considerados trabalho infantil. Pelo contrário, são atividades de socialização, fortalecimento de vínculo familiar e transmissão de conhecimento. É saudável que crianças e adolescentes colaborem com suas famílias na divisão de tarefas domésticas, fortalecendo o sentimento de solidariedade e responsabilidade com os outros e com o ambiente em que vivem.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho – OIT, crianças e adolescentes podem trabalhar desde que sejam tarefas apropriadas à sua idade; não apresentem riscos; sejam supervisionadas; não interfiram no tempo da escola, do descanso, do lazer e da brincadeira. Pois, nesta fase o indivíduo encontra-se em desenvolvimento.
No momento em que os pais transferem a responsabilidade para os filhos de cuidar das atividades do lar, como se fosse uma obrigação de fazer, essa atividade passa a ser prejudicial. O trabalho doméstico é considerado uma das piores formas de Trabalho Infantil, sendo que só é permitido a partir dos 18 anos de idade.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECADASTRAMENTO E FISCALIZAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMILIA

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL ATRAVÉS DO SCFV REALIZA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO COM GRUPO DE IDOSOS DO PAIF

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ATO EM ALUSAO A SEMANA DA MULHER