SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DÁ INÍCIO A PESQUISA SOBRE SITUAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO

A Secretária de Assistência Social por meio do Coordenador do AEPETI AMARILDO, deu início semana passada  a pesquisa sobre a situação do trabalho infantil no município de Tarauacá. Nesta primeira fase, A Coordenação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI, em parceria com a Secretaria de Educação, aplicaram um questionário de Diagnose, aos alunos do 3° ao 9° ano,  em todas as escolas da rede municipal. Os dados serão tabulados para que possamos estar fazendo um mapeamento detalhado dos possíveis casos de trabalho Infantil.

 O objetivo da pesquisa é de estar identificando crianças e adolescentes em situação de trabalho precose. Num segundo momento, a equipe de abordagem social estará  realizando a busca ativa, onde, confirmando a situação de trabalho infantil, a família será cadastrada no CadÚnico com a marcação TRABALHO INFANTIL, colocando assim essa família em situação de prioridade na seleção dos diversos programas e benefícios sociais (como o bolsa família) ofertados no município. Caso a família já esteja cadastrada sem a marcação TRABALHO INFANTIL, esta deverá ser recadastrada.

Feito isso, a família passará a ser atendida pelo SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV, Ofertada pelo CRAS. Lá, tanto os jovens, quanto a família serão acompanhados por psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, que estarão realizando diversas atividades e orientações voltadas para o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, bem como, na defesa e garantia de direitos.

A segunda fase está prevista para ser realizada, em parceria com a coordenação do Núcleo de Educação, com todos os alunos do 6° ao 9°ano das escolas estaduais do município.


No final, os dados da pesquisa serão confrontados com outros já existentes (tais como os do Senso de 2010, 2012 e 2016, divulgados pelo IBGE), e apresentados em uma audiência pública, prevista para Dezembro deste ano.

O coordenador Amarildo agradece todo apoio recebido até aqui e ressalta a importância da União das instituições envolvidas.
" Agradeço ao apoio da Secretaria de Educação, Da Nossa Secretária Deise Figueiredo e da Prefeita Marilete Vitorino por estarem sempre dispostas a ajudar no que for necessário. Sabemos que as dificuldades são muitas, porém quando as instituições se juntam e pensam em um só propósito tudo tem a prosperar". Finalizou .




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECADASTRAMENTO E FISCALIZAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMILIA

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DE APOIO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAS

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL ATRAVÉS DO SCFV REALIZA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO COM GRUPO DE IDOSOS DO PAIF