SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DÁ INÍCIO A PESQUISA SOBRE SITUAÇÃO DE TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO

A Secretária de Assistência Social por meio do Coordenador do AEPETI AMARILDO, deu início semana passada  a pesquisa sobre a situação do trabalho infantil no município de Tarauacá. Nesta primeira fase, A Coordenação das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI, em parceria com a Secretaria de Educação, aplicaram um questionário de Diagnose, aos alunos do 3° ao 9° ano,  em todas as escolas da rede municipal. Os dados serão tabulados para que possamos estar fazendo um mapeamento detalhado dos possíveis casos de trabalho Infantil.

 O objetivo da pesquisa é de estar identificando crianças e adolescentes em situação de trabalho precose. Num segundo momento, a equipe de abordagem social estará  realizando a busca ativa, onde, confirmando a situação de trabalho infantil, a família será cadastrada no CadÚnico com a marcação TRABALHO INFANTIL, colocando assim essa família em situação de prioridade na seleção dos diversos programas e benefícios sociais (como o bolsa família) ofertados no município. Caso a família já esteja cadastrada sem a marcação TRABALHO INFANTIL, esta deverá ser recadastrada.

Feito isso, a família passará a ser atendida pelo SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV, Ofertada pelo CRAS. Lá, tanto os jovens, quanto a família serão acompanhados por psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, que estarão realizando diversas atividades e orientações voltadas para o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, bem como, na defesa e garantia de direitos.

A segunda fase está prevista para ser realizada, em parceria com a coordenação do Núcleo de Educação, com todos os alunos do 6° ao 9°ano das escolas estaduais do município.


No final, os dados da pesquisa serão confrontados com outros já existentes (tais como os do Senso de 2010, 2012 e 2016, divulgados pelo IBGE), e apresentados em uma audiência pública, prevista para Dezembro deste ano.

O coordenador Amarildo agradece todo apoio recebido até aqui e ressalta a importância da União das instituições envolvidas.
" Agradeço ao apoio da Secretaria de Educação, Da Nossa Secretária Deise Figueiredo e da Prefeita Marilete Vitorino por estarem sempre dispostas a ajudar no que for necessário. Sabemos que as dificuldades são muitas, porém quando as instituições se juntam e pensam em um só propósito tudo tem a prosperar". Finalizou .




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECADASTRAMENTO E FISCALIZAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMILIA

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL ATRAVÉS DO SCFV REALIZA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO COM GRUPO DE IDOSOS DO PAIF

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ATO EM ALUSAO A SEMANA DA MULHER