campanha Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar


O dia 12 de junho, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. No Brasil, foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) coordena anualmente mobilizações e campanhas, a fim de convocar a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. O símbolo desta campanha representa o movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas necessárias para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil no Brasil.
O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.
Esta ainda é uma realidade no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016, 2,4 milhões  de meninos e meninas de 5 a 17 anos  se encontrava em situação de trabalho infantil, dos quais cerca de 70% exerciam também afazeres domésticos de forma concomitante ao trabalho e, provavelmente, aos estudos.
A fim de gerar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil, este ano o tema da campanha Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar destaca a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar a fim de assegurar o desenvolvimento saudável.
Os materiais da campanha estão disponíveis em: http://www.fnpeti.org.br/12dejunho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECADASTRAMENTO E FISCALIZAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMILIA

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DE APOIO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAS

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL ATRAVÉS DO SCFV REALIZA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO COM GRUPO DE IDOSOS DO PAIF