campanha Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar


O dia 12 de junho, dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. No Brasil, foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.

O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) coordena anualmente mobilizações e campanhas, a fim de convocar a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. O símbolo desta campanha representa o movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas necessárias para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil no Brasil.
O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.
Esta ainda é uma realidade no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2016, 2,4 milhões  de meninos e meninas de 5 a 17 anos  se encontrava em situação de trabalho infantil, dos quais cerca de 70% exerciam também afazeres domésticos de forma concomitante ao trabalho e, provavelmente, aos estudos.
A fim de gerar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil, este ano o tema da campanha Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar destaca a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar a fim de assegurar o desenvolvimento saudável.
Os materiais da campanha estão disponíveis em: http://www.fnpeti.org.br/12dejunho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECADASTRAMENTO E FISCALIZAÇÃO NO PROGRAMA BOLSA FAMILIA

SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL ATRAVÉS DO SCFV REALIZA ATIVIDADE DE ORIENTAÇÃO COM GRUPO DE IDOSOS DO PAIF

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ATO EM ALUSAO A SEMANA DA MULHER